sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

02 - CONJUNTOS NUMÉRICOS - parte 1

Introdução

Os números surgiram devido a necessidade de utilização dos homens em para diversas aplicações. Por exemplo:
- Um pastor, ao levar seu rebanho de ovelhas aos campos, pegava uma pedra a cada ovelha que passava pela cerca. Ao anoitecer, para saber que, todas suas ovelhas voltariam e nenhuma fosse roubada, ele jogava uma pedra para cada ovelha que voltasse. Assim, se sobrasse pedras, faltaria ovelhas.
Esse método de contagem, impreciso e trabalhoso, poderia ser evitado se houvesse alguns números para substituir as pedras.
Foi então que os hindus criaram os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Esses 10 algarismo dariam inicio a mais fantástica das ciências existentes até hoje. Esse sistema era proposto da seguinte forma: começam a contagem a partir do 0, chegando ao 9 bastaria apenas fazer um arranjo, para continuar a contagem. após o 9 vem o 0, porem para evitar repetições, usamos um algarismo antes para diferenciar do primeiro 0 no inicio. bastaria colocar o próximo algarismo na frente, ou seja, o 1, ficando o número 10 e assim continuaremos a contagem na mesma sequência, após 0 19 viria o 20, no 29 vem o 30. Mas e depois do 99?
Para essa resposta, tomamos o mesmo raciocínio, escrevemos o 00, e antes deles, voltamos o algarismo 1, ficando 100. E desse modo, poderíamos contar qualquer número em qualquer quantidade.


Conjunto dos Números Naturais ( N )

Esse conjunto, foi o primeiro a existir. Aliás, sempre existiu. Ele é o conjunto dos números que aprendemos a contar, quando criança. Começa do 0, e vai até o maior numero existente, ou seja, o infinito.

Conjunto dos Números Naturais ou N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, ...}
As propriedades veremos no Post 03 da 5ª série.

Conjunto dos Números Inteiros ( Z )

Este conjunto só existiu pela necessidade dos comerciantes. Por exemplo:
Minha conta num restaurante ficou em 19 reais, porem eu só tenho 18 reais. Logo ficarei devendo 1 real. Não havendo símbolos existentes para representar o "devendo 1 real", ou simplesmente "devendo 1" surge então os Números Negativos.
O "devendo um" seria o contrario do 1, e seu símbolo matemático seria - 1 (Lê-se 1 negativo).
Para cada numero n existente aos Naturais, existe um elemento - n existente aos inteiros.
Logo o Conjunto dos números inteiros ou Z = {..., -2, -1, 0 , 1, 2, ...}.
As propriedades veremos no Post 03 da 5ª série.

Nenhum comentário: