domingo, 24 de janeiro de 2010

01 - POR QUE A MATEMÁTICA É TÃO IMPORTANTE?

Introdução

Muitas vezes, na escola ou em qualquer lugar, nos questionamos: " Por que aprender Matemática?"
Muitas e inúmeras vezes me questionei isso. Nem sempre fui bom em Matemática. Um dia odiei essa maldita matéria que "me fecho" com vermelha na escola.
Após os sermões básicos de meus pais com a nota acima referida, resolvi deitar, mas não conseguia dormir. Então fiquei pesando em tudo, e me questionei pela ultima vez a pergunta: Por que eu tenho que aprender essa matéria?

Em busca de respostas

Lembrei da matéria de história, que tratava a evolução do homem.
Há 200 anos atrás, não havia celulares, computadores, edifícios gigantescos, absolutamente NADA. O que nos trouxe tudo isso em 200 anos? Qual o real motivo para a existência disso tudo hoje?
TUDO, sem excessão de nada, foi construído conscientemente ou não com o auxilio de Cálculos matemáticos. Comecem a olhar ao redor. Uma televisão foi calculada por um engenheiro elétrico ou eletrônico. Uma geladeira foi calculada por um físico, um carro foi projetado por um engenheiro automobilístico, enfim, como dito anteriormente tudo foi calculado por alguém. Mas ai, veio um motivo ainda maior, alias, gigantesco. Como um avião, pesando 10, 15 e as vezes até mais toneladas, consegue voar? Garanto, que não existe exemplo maior e melhor do que este para nos questionarmos a importancia e grandiosidade do Cálculo.

A curiosidade, as vezes é bom...


Afim de recuperar a alegria de meus pais, passei a estudar mais Matemática, e "pior", passei a gostar dessa matéria. Passei a adimirar cada vez mais e mais essa ciencia, alias, rainha das ciências. No bimestre seguinte, um A em Matemática e B em todas as outras. Um choque e tanto aos meus pais e professores. Queria mais. Queria mostrar a eles e a mim mesmo que eu mudei. Pesquisei num velho conhecido site de pesquisa, o google exatamente: "Como construir um avião?"
Adivinhem, por coincidência ou não, no primeiro site da primeira pagina, um nome do tipo: "INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA - ITA". Li o site todo e nenhum manual para eu tentar construir o tal avião, tinha apenas: "Graduação em Engenharia Aeronáutica, insrições abertas". Queria me escrever, tentar fazer um curso de construir avião. Tentei até mesmo resolver uma prova, queria tentar passar no ITA...



... Ainda estou tentando até hoje, mas ja percebi a grande importancia dessa matéria que mudou o mundo, a minha vida e logo mais, irá mudar a sua.



BEM VINDO AO NOSSO MUNDO BEM VINDO A MATEMÁTICA

Nenhum comentário: